quinta-feira, 5 de março de 2015

ChOrO e Vida SoCiaL _MiMi&Son_ As noSsAs Aventuras

Hoje andamos no passeio e claro hablitamo-nos a alterações de humor :)
na Loja Menina Manel _AdOrAMos e rEComEnDaMos_

O Choro é a melhor forma de comunicação dos nossos pequenos, juntamente com o olhar, movimento corporal e tónus muscular... Este tema surge hoje, porque o LittleS. chorou por diferentes e plausíveis razões e fez "escândalos" em diferentes sítios públicos. Agora perguntam-me se fiquei envergonhada?! Nada disso, tive apenas que responder às suas necessidades com calma, afinal de contas eu sabia exactamente o que queria... Vocês não se sentem tradutoras diplomadas do choro dos vossos pequenos??


São muitos os motivos que podem levar o vosso filho chorar mas o facto serem capazes de ouvir e de entenderem as necessidades dele faz com que se estabeleça  uma forte cumplicidade, aliviando a pressão e o stress inerente a esse momento! Deixo um Link com o texto anterior acerca do Choro e da técnica do Dr. Krap, muito eficaz! Sugiro também que vejam a Método de Dunstan pois ajuda a identificar correctamente as necessidades básicas do bebé, ajudando a acalma-los mais rápidamente aumentando a satisfação e auto-estima dos bebés e pais respectivamente.

No caso do LittleS. ele não chora parte logo para o "berro", antes emite uns sinais de que alguma coisa não está bem através da sua agitação motora. Caso eu intervenha logo no sentido de satisfazer as suas necessidades estamos muito bem e não imite um único som, agora se por algum motivo eu demoro um bocadinho mais, ele faz questão de se fazer ouvir! Mas eu já o conheço portanto respiro e não piro :)! Dica: žOs bebés são todos diferentes o importante é conhecerem bem o vosso pequeno através da escuta e observação activa e permanente.

Ter um bebé e esperar que ele não chore é o mesmo que sonhar a vida toda com o Principe Encantado... 
Caso ele chore em locais públicos o melhor que tem a fazer é abstraír-se dos olhares reprovadores (diminuindo logo o stress) concentrando-se na necessidade/problema do pequeno, tentado compreender o que levou a chorar:
- Fome (sim porque o tempo voa e quando damos conta já está na hora de amamentar outra vez);
- alteração do ambiente (calor/frio); 
- excesso de estimulo;
- sono, 
- dor....
Com calma e com a certeza que conseguimos traduzir a mensagem deles eles irão deixar de chorar.

Nunca se esqueçam, Chorar é a melhor arma de comunicação do pequeno! E os pequenos são uns Sedutores que nos conquistam apenas com um sorriso e com um brilhozinho nos olhos minutos depois de terem deitado a casa a baixo!

**MiMi**


Sem comentários:

Enviar um comentário